Quem Somos

Aurora

 

Aurora Cinematográfica, nasceu em Brasília em 1997, passou 10 anos no Rio de Janeiro e agora está em Itacaré na Bahia. Produziu 8 longa-metragens: 3 de ficção (Vendo ou Alugo, Celeste & Estrela e O Casamento de Louise) e 6 documentários: (Revelando Sebastião Salgado, Dissecando Antonieta, Desarquivando Alice Gonzaga, Vozes da Floresta, Encantadeiras e A Luz de Mario Carneiro), 2 séries de documentários:Luz e Sombra – fotógrafos do Cinema Brasileiro de 26 episódios exibidos no Canal Curta!
e Guardiãs da Floresta , primeira e segunda temporada com total de 21 episódios exibidos no CineBrasil TV.

 

Floresta Filmes fundada em 2017 por Betse de Paula e Zelito Viana está localizada em no sul da Bahia, na cidade de Itacaré. Nasceu da determinação de regionalizar a produção, abrir novas frentes e novas fronteiras do audiovisual. Já produzimos o documentário experimental Poética de Itororó,  a  série de ficção O SINDICO, que conta o cotidiano de um prédio em Itabuna sendo exibida na TVI Play.  Estamos produzindo a série de documentários PELOS CAMINHOS DOS ORIXÁS para o Canal Curta!

 

02-05-2013. Cine PE 2013. O longa Vendo o Alugo ganhou nas seguintes categorias: melhor filme, diretor, roteiro, montagem, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz, prêmio especial para as tartarugas, personagens do filme, prêmio especial da crítica/Abracine e prêmio do júri popular. Na foto Betse de Paula, diretora. Foto: Mariana Guerra/Divulgação

 

Diretora e roteirista dos longas-metragens: A Luz de Mario Carneiro (2020/1) prêmio de Melhor Montagem no Festival de Brasília, Encantadeiras (2020) exibido no In-Edit Brasil, Vozes da Floresta (2019), Desarquivando Alice Gonzaga (2017), Dissecando Antonieta(2015), Vendo ou Alugo (12 prêmios no CINE PE 2013, 6 Prêmios no Festival Brasil de Cinema Internacional 2013 e 2 prêmios no IV Festival de Anápolis 2013); Revelando Sebastião Salgado (Prêmio especial do Juri Oficial do 41º Festival de Cinema de Gramado em 2013, Troféu Margarida de Prata em 2014, Melhor Direção no – Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay – ATLANTIDOC 7 em 2013, Melhor Filme em 3 Festivais do Circuito infinito: Londres, Buenos Aires,e Bogotá, Award of Merit in Film at Latin American & Films Studies Film Festival em 2014 e Sessão de Abertura do Festival de Brasília em 2013); Celeste & Estrela (Abertura do Festival de Brasília 2002, Melhor Filme do Juri Popular no CINE PE 2003 e no CINESUL 2003) e O Casamento de Louise (2001); das séries televisivas: O Síndico (2019), Luz & Sombra: Fotógrafos do Cinema Brasileiro (2017), Guardiãs da Floresta (2017 e 2021),0 Caminho dos Orixás (2023); E dos curtas: As Andanças de Nosso Senhor sobre a Terra (2005), The Book is on the Table (1999),  LEO 1313 (1997), Feliz Aniversário Urbana (1996), Por Dúvida das Vias (1988) e S.O.S. Brunet (1986), pelos quais recebeu diversos prêmios. Foi assistente de direção, produção e montagem em  longas-metragens, entre eles “O Homem da Capa Preta” (1985), de Sérgio Resende. Fez cursos com Sid Field, Jean Claude Carriere, Affonso Beato e Joaquim Pedro de Andrade. Foi professora de Roteiro, Direção e Práticas Cinematográficas no curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (2007-2010).

Fundadora da APROCINE (associação de realizadores de Brasília). Participou de gestões da ABRACI e da ABD.

Medalha de Comendador da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal e o Título de Embaixador Honorífico de Brasília.
https://tamandua.tv.br/colecoes/betse-de-paula

Beatriz Morgana

 

 Produtora, diretora, assistente de direção, preparadora de elenco e atriz. Formada em Teatro pela Universidade Cândido Mendes, foi produtora das séries “Caminho dos Orixás” para o canal curta, com previsão de estreia no fim de 2022, produção Floresta Filmes e da série “Guardiãs da Floresta – II temporada”, para o canal CineBrasilTV, onde acumulou a função de diretora dos documentários: Prof. Altaci Kokama e a Língua dos seus Ancestrais; Simone Terena – Semente de um Povo; Tsitsina Xavante – Viver o Cerrado e Tuíre Kayapó – A Força do Tempo. Foi assistente de direção dos vídeos do Porta dos Fundos (2022), da série “Fuja se For Capaz” para o canal Gloob, da produtora A Fábrica (2021) , dos longas documentário “Vozes da Floresta” e “Encantadeiras – o canto e o encanto das quebradeiras de coco babaçu”, ambos de Betse de Paula; do longa-metragem Um Ano Inesquecível – Primavera, para a Amazon Prime, direção Bruno Garotti e Jamile Marinho e da série de ficção Sem Filtro, para a Netflix, direção Tatiana Delamare e João Fonseca, ambos com lançamento previsto para 2023.